
A primeira situação a ser analisada é verificar qual seu perfil de investidor.
Quando você abre conta numa corretora, será convidado a responder um questionário chamado de perfil de Suitability. Através desse questionário o seu perfil vai ser chamado conservador, moderado ou agressivo.
Se você quiser operar em renda variável, muito provavelmente seu perfil deverá ser agressivo, que nada mais é do que um perfil que aceita correr os riscos para este tipo de operação.
Se seu perfil for conservador, provavelmente será indicado apenas para operações de renda fixa, onde o risco é muito menor do que em renda variável.
Em renda fixa você já sabe quanto irá receber no final do seu investimento, e por isso terá um retorno menor do que em renda variável. Por outro lado, em renda variável você tem a possibilidade de um retorno muito maior, ou menor também, podendo até ser negativo e por esta razão é uma operação que envolve riscos.
Caso precise de alguma ajuda ou orientação entre em contato pelos nos whatsapp que teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Escrito por: Júlio Chartone
Júlio Chartone é engenheiro, pós-graduado em investimentos e analista CNPI-T. Trader desde 2011, quando decidiu deixar a vida de empresário para trás, Chartone viveu na pele muitas das dificuldades que novatos na bolsa passam. Nesse período, Chartone entendeu a importância do conhecimento e do aconselhamento com profissionais renomados especialistas em suas áreas.
Hoje, Chartone atua com recomendações e educacional para renda variável de curto e médio prazo no segmento Bovespa, além do desenvolvimento de sistemas de trade e robôs para trade automatizado.
Responsável pelo treinamento da TRIX e de toda equipe InfratecIA.